GT Ensino de antropologia e a formação de antropólogos e antropólogas

El GT Ensino de antropologia e a formação de antropólogos e antropólogas está coordinado por Amurabi Olvera

Apresentação

O ensino da Antropologia tem sido uma questão ao mesmo tempo desde sempre central para o campo das Ciências Antropológicas, considerando que é através do ensino que garantimos a reprodução do corpus acadêmico em nossa área; mas também tem sido um tema recorrentemente secundarizado, ganhando pouco destaque nos congressos e nas publicações especializadas. A proposta de criação do Grupo de Trabalho (GT) ensino de antropologia e a formação de antropólogos e antropólogas visa reconhecer, portanto, a importância desse debate para a Antropologia em geral, e para a Antropologia Latino-Americana em particular.

Nos últimos anos temos observado alguns fenômenos relevantes que impactam diretamente essa discussão, o primeiro e mais evidente seria a expansão das carreiras de Antropologia em muitos países latino-americanos, tanto a nível de graduação quanto de pósgraduação, tendo como consequência também o aparecimento de novos modelos formativos, assim como de publicações especializadas que visam tentar mapear e compreender esse fenômeno. Paradoxalmente, outro fenômeno que tem ocorrido nos últimos anos tem sido o ataque às Ciências Humanas e Sociais em diversas partes do mundo, principalmente no contexto de ascensão de governos conservadores, que passam não só a questionar a relevância e o lugar da Antropologia (e de outras ciências), como também diminuir o financiamento de pesquisas e de formação pós-graduada. Diante de tal contexto, consideramos que a discussão sobre o ensino de antropologia e a formação de antropólogos e antropólogas é fundamental nesse momento, sendo um passo necessário para solidificarmos o lugar da Antropologia nas sociedades latino-americanas. A proposta desse Grupo de Trabalho (GT) articula-se a um conjunto de atividades que vêm sendo desenvolvidas tanto junto às associações nacionais de Antropologia, quanto à Associação Latino Americana de Antropologia (ALA) através de seus congressos nacionais. Tais ações têm se desdobrado em publicações em livros, coletâneas e revistas especializadas, nas quais os diversos integrantes desse grupo têm difundido suas pesquisas. Destaca-se ainda a intensa atuação no âmbito da formação de futuros antropólogos e antropólogas, tanto nas carreiras de graduação, quanto de pós-graduação (mestrado e doutorado).

O debate sobre o ensino de antropologia tem agregado não apenas antropólogos vinculados a Departamentos de Ciências Sociais/Antropologia, como também aqueles que estão inseridos em outros espaços institucionais, como Faculdades de Educação, Departamentos de Saúde Coletiva, Sociologia, Institutos Interdisciplinares etc. Tais pesquisadores se inserem nesse debate não apenas através da formação de antropólogos, como também através do ensino de antropologia para outras carreiras, ou ainda em outras modalidades de ensino, como na Educação Secundária.