TY - JOUR AU - Racismo e Saúde da Associação Brasileira de Saúde Coletiva, Grupo Temático PY - 2023/02/09 Y2 - 2024/03/29 TI - GT Racismo e Saúde da ABRASCO e movimento negro apresentam demandas ao gabinete de transição de Lula JF - Plural. Antropologías desde América Latina y del Caribe JA - Plural VL - IS - 10 SE - DO - UR - https://asociacionlatinoamericanadeantropologia.net/revistas/index.php/plural/article/view/306 SP - 439-450 AB - <p>As demandas apresentadas pelo movimento negro através de uma série de prostas encaminhadas ao gabinete de transição de Lula pelo GT Racismo e Saúde/Abrasco e outras 42 entidades foram pauta de uma matéria da Veja. Entidades da área da Saúde e grupos do movimento negro organizado querem que o novo governo promova, nos primeiros 100 dias da gestão, um ‘revogaço’ de medidas que julgam ampliar as desigualdades sociais, raciais e econômicas no país.<br />O documento, assim como outros, foi fruto das atuações do GT durante o pré-congresso do Abrascão 2022. Além de realizarem uma reunião de organização interna, o GT liderou a reunião do I Encontro de Coletivos Negros: avanços e desafios na luta antirracista na saúde coletiva, documento lido durante o Grande Debate sobre justiça social e submetido à Plenária Final do Congresso.</p> ER -