Sublimação afro no meio rural

Autores/as

  • Jurandir de Souza Campus de Belo Horizonte, Faculdade de Educação, Universidade do Estado de Minas Gerais (Unidade BH/FAE/UEMG)

Palabras clave:

povos tradicionais, comunidade negra, sociabilidade, território

Resumen

O presente texto procura restabelecer uma discussão acerca da ausência de uma política agrária para a população negra, que após a escravidão muitos trabalhadores do campo, cativos e livres estiveram afastados dos direitos à propriedade, determinando a sua dificuldade de inserção social, econômica e de reconhecimento político. A socialização em quilombos, em comunidades rurais ou ainda em territórios com perfil étnico, consolidou a intenção desse segmento da população brasileira na luta pela terra, como uma forma de manter a cultura dos antepassados e assegurar a continuidade dos laços familiares e parentais dos seus membros. Na atualidade, mesmo amparado por políticas públicas e marcos legais constituídos, frequentemente, têm seus direitos sociais suprimidos e ameaçados por gestões dissimuladas com interferências de caráter avilto.

Biografía del autor/a

Jurandir de Souza, Campus de Belo Horizonte, Faculdade de Educação, Universidade do Estado de Minas Gerais (Unidade BH/FAE/UEMG)

JURANDIR DE SOUZA es doutor com pesquisa em Antropologia Ambiental pelo Programa de Pós-Graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento - PPGMADE da Universidade Federal do Paraná, em Curitiba (2010-2014). Pesquisador CNPQ - NEPER/UEMG (Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação das Relações Raciais). Membro do NUARP (Núcleo de Arte e Performance da UFPr). Pesquisa relações étnico raciais na educação e interação nas comunidades tradicionais. Em 2018, publicou o livro Vulnerabilidade, resiliência e cultura. Atualmente professor e vice-diretor de Faculdade de Educação da Universidade do Estado de Minas Gerais/Brasil (FAE/CBH/UEMG).

Descargas

Publicado

2021-07-20 — Actualizado el 2021-07-20

Versiones

Cómo citar

de Souza, J. (2021). Sublimação afro no meio rural. Plural. Antropologías Desde América Latina Y Del Caribe, (7), pp. 119-133. Recuperado a partir de https://asociacionlatinoamericanadeantropologia.net/revistas/index.php/plural/article/view/203