Pandemia, saúde e informações étnico-raciais no Brasil
Palabras clave:
Pandemia; Racismo; Movimento Negro; Raça/Cor; Ministério da SaúdeResumen
No Brasil, a disseminação da Covid-19 e o seu enfrentamento por órgãos oficiais têm motivado debates locais sobre a eficiência e as consequências das medidas governamentais. Ainda ocorrem mobilizações para desenvolver medidas locais, a fim de amenizar seu impacto sobre a população negra, que historicamente tem sido afetada por desigualdades sociais. Por sua vez, organizações do movimento negro solicitaram a inserção do quesito raça/cor no mecanismo de monitoramento da Covid-19 produzido pelo Ministério da Saúde (MS), por entender que a ausência da informação prejudica explicitar como o racismo se articula com a pandemia. Essa proposta está voltada à repercussão da pandemia no Brasil relacionada à ação para evidenciar sua interação com as vulnerabilidades históricas, especificamente, aquelas relacionadas aos aspectos raça/cor. Serão apresentados os atores que participaram da demanda da inserção de informações étnico-raciais nos formulários e sistemas de saúde do MS, bem como as justificativas sustentadas e os canais utilizados. Busco demonstrar como o debate sobre a ausência e o descarte dessas informações no processo de monitoramento da Covid-19 expõem a peculiaridade da governamentalidade da sociedade brasileira. Assim, será analisado como a categoria desaparecimento é um procedimento governamental em vigência, imbricado com a pandemia e com o racismo.
Descargas
Publicado
Versiones
- 2023-02-09 (2)
- 2023-02-09 (1)
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Márcia Leitão Pinheiro

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
Plural. Antropologías desde América Latina y el Caribe, la revista de la Asociación Latinoamericana de Antropología, se define como una publicación periódica para la divulgación de investigaciones y actividades vinculadas a las antropologías y las ciencias sociales afines, de aparición semestral, publicada electrónicamente en acceso abierto (“Open Access”) y de divulgación y distribución gratuita.
Revista Plural. Antropologías desde América Latina y del Caribe por Asociación Latinoamericana de Antropología se distribuye bajo una Licencia Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0 Internacional. Basada en una obra en http://asociacionlatinoamericanadeantropologia.net/index.php/plural/revista-plural.
Permisos más allá del alcance de esta licencia pueden estar disponibles en http://asociacionlatinoamericanadeantropologia.net/index.php/plural/revista-plural