Pandemia, saúde e informações étnico-raciais no Brasil

Autores/as

Palabras clave:

Pandemia; Racismo; Movimento Negro; Raça/Cor; Ministério da Saúde

Resumen

No Brasil, a disseminação da Covid-19 e o seu enfrentamento por órgãos oficiais têm motivado debates locais sobre a eficiência e as consequências das medidas governamentais. Ainda ocorrem mobilizações para desenvolver medidas locais, a fim de amenizar seu impacto sobre a população negra, que historicamente tem sido afetada por desigualdades sociais. Por sua vez, organizações do movimento negro solicitaram a inserção do quesito raça/cor no mecanismo de monitoramento da Covid-19 produzido pelo Ministério da Saúde (MS), por entender que a ausência da informação prejudica explicitar como o racismo se articula com a pandemia. Essa proposta está voltada à repercussão da pandemia no Brasil relacionada à ação para evidenciar sua interação com as vulnerabilidades históricas, especificamente, aquelas relacionadas aos aspectos raça/cor. Serão apresentados os atores que participaram da demanda da inserção de informações étnico-raciais nos formulários e sistemas de saúde do MS, bem como as justificativas sustentadas e os canais utilizados. Busco demonstrar como o debate sobre a ausência e o descarte dessas informações no processo de monitoramento da Covid-19 expõem a peculiaridade da governamentalidade da sociedade brasileira. Assim, será analisado como a categoria desaparecimento é um procedimento governamental em vigência, imbricado com a pandemia e com o racismo.

Biografía del autor/a

Márcia Leitão Pinheiro, Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro

Professora associada da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF). Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGSA/UFRJ). Integra os grupos de pesquisas Grupo de Pesquisa CNPq Sociabilidades Urbanas, Espaço Público e Mediação de Conflitos (GPSEM) da Escola de Serviço Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro (ESS/UFRJ). Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1285862174031640.

Descargas

Publicado

2023-02-09 — Actualizado el 2023-02-09

Versiones

Cómo citar

Leitão Pinheiro, M. (2023). Pandemia, saúde e informações étnico-raciais no Brasil. Plural. Antropologías Desde América Latina Y Del Caribe, (10), 139-166. Recuperado a partir de https://asociacionlatinoamericanadeantropologia.net/revistas/index.php/plural/article/view/240