Diálogo com Lideranças: Etnografia para uma Ciência «Cuidadã» no Enfrentamento à COVID-19 no Nordeste Brasileiro

Autores/as

  • ​Ana Gretel Echazú Böschemeier Departamento de Antropologia, Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social e Núcleo de Estudos em Saúde Coletiva da Universidade Federal de Rio Grande do Norte (UFRN)
  • Breno da Silva Carvalho Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (DECOM/UFRN)
  • Luan Gomes dos Santos de Oliveira Unidade Acadêmica de Ciências Jurídicas e Sociais. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
  • Nathalia Maíra Cabral de Medeiros Instituição: Departamento de Bioquímica, Centro de Biociências. Departamento de Línguas e Literaturas Estrangeiras Modernas. Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Palabras clave:

etnografias virtuais, ciência cidadã, descolonização, cuidadania, bem viver

Resumen

O trabalho propõe uma exploração antropológica de base descolonizadora, feminista e interseccional da experiência de ciência cidadã no trabalho de lideranças comunitárias, as quais exerceram o papel de bolsistas inscritas/os como pesquisadoras/es no marco do projeto de pesquisa brasileiro “Boas Práticas de Enfrentamento à COVID-19 – Tradução e Elaboração de Materiais nos Territórios”, financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Diante do contexto de excepcionalismo pandêmico, a investigação sustenta-se em problematizações transdisciplinares a partir da proposição de uma ciência “cuidadã”, engajada na produção do conhecimento baseada em regimes de cuidado e “cuidadanias” locais e corpo a corpo – representativas das buscas pelo bem viver de lideranças de povos tradicionais e movimentos sociais do Nordeste do Brasil durante a pandemia de COVID-19.

Biografía del autor/a

​Ana Gretel Echazú Böschemeier, Departamento de Antropologia, Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social e Núcleo de Estudos em Saúde Coletiva da Universidade Federal de Rio Grande do Norte (UFRN)

Escritora, tradutora, pesquisadora e professora do Departamento de Antropologia e do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social - Universidade Federal de Rio Grande do Norte. Líder do Grupo de Pesquisa/CNPQ CAT (Compostagem de Antropologia e Tecnologias). Ex coordenadora do projeto Boas Práticas/CNPQ. Membro da ESOCITE - Asociación Latinoamericana de Estudios de la Ciencia y la Tecnología.

Breno da Silva Carvalho, Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (DECOM/UFRN)

Professor do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (DECOM/UFRN). Publicitário e antropólogo com interesse nas seguintes áreas: teoria socioantropológica; comunicação e cultura digital; metodologia da pesquisa e produção de conhecimento; realização artística e cultural contemporânea.

Luan Gomes dos Santos de Oliveira, Unidade Acadêmica de Ciências Jurídicas e Sociais. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)

Antropólogo. Me. em Desenvolvimento e Meio Ambiente e Dr. em Educação (UFRN). Tem se dedicado a pesquisar no campo da Ecologia Política. É docente da Unidade Acadêmica de Ciências Sociais (UACIS/UFCG).

Nathalia Maíra Cabral de Medeiros, Instituição: Departamento de Bioquímica, Centro de Biociências. Departamento de Línguas e Literaturas Estrangeiras Modernas. Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Doutora em Bioquímica pela Universidade Federal de Rio Grande do Norte, com doutorado sanduíche na Universidade de Córdoba (Espanha). Graduanda em Letras Inglês pela UFRN, ex-bolsista do Grupo de Trabalho Tradução do Projeto Boas Práticas/CNPQ.

Descargas

Publicado

2023-02-09 — Actualizado el 2023-02-09

Versiones

Cómo citar

Echazú Böschemeier, ​Ana G., da Silva Carvalho, B., Gomes dos Santos de Oliveira, L. ., & Cabral de Medeiros, N. M. . (2023). Diálogo com Lideranças: Etnografia para uma Ciência «Cuidadã» no Enfrentamento à COVID-19 no Nordeste Brasileiro. Plural. Antropologías Desde América Latina Y Del Caribe, (10), 313-335. Recuperado a partir de https://asociacionlatinoamericanadeantropologia.net/revistas/index.php/plural/article/view/245